Consumo de Combustível Utilizando Bagageiro de Teto
Consumo de combustível utilizando bagageiro de teto
Afinal de contas, qual é o real consumo de combustível de um carro quando é utilizado um Bagageiro de teto, ou até mesmo um Rack, Travessa, Transbike? Como estamos neste ramo desde o final de 2016, sempre prestamos atenção nas dúvidas dos clientes, mas esta pergunta nunca é feita durante a instalação do Bagageiro de teto.
Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre Bagageiro de teto!
As perguntas que mais são feitas quando instalamos o Bagageiro de teto são:
- O bagageiro de teto está bem preso?
- O bagageiro de teto não vai se soltar na estrada?
- Qual a altura do veículo com o Bagageiro de teto?
- Tem perigo de entrar água dentro do Bagageiro?
- Dirigir usando o bagageiro na chuva, entra água dentro do Bagageiro?
Relatos reais de Consumo de combustível
A dúvida sobre o consumo de combustível geralmente ocorre na retirada do Bagageiro de teto. Em geral, alguns clientes comentam que o bagageiro aumentou o arrasto do carro, ou nas ultrapassagem o carro demorou mais para desenvolver, ou até que o carro consumiu mais combustível. Já outros clientes relataram que não houve diferença no consumo de combustível ou que o Bagageiro de teto não interferiu na direção do veículo. Portanto, vamos tentar deixar o mais claro possível em quais situações ocorre um consumo maior de combustível e como dirigir o carro de forma econômica e segura, mesmo com um Bagageiro de teto.
Conseguimos observar em algumas situações que um bagageiro de teto de primeira linha e segunda linha faz diferença no consumo, mas qualquer equipamento ou acessório utilizado no teto do carro vai interferir no consumo, seja aumentando o consumo desde o mínimo até um consumo de combustível em situações de uso mais severo.
Pontos que Ajudam a Gastar Mais Combustível?
Dentro dos relatos de alto consumo, observamos algumas situações, como viagens acima de 700 quilômetros de distância, velocidade média da viagem acima de 120 km por hora, estradas descampadas e carros com peso de carga acima da capacidade. Portanto, vamos explicar esses pontos que contribuem para o maior consumo de combustível.
Velocidade Indicada com Bagageiro de Teto
Viagem com Bagageiro de Teto a velocidades acima de 120 quilômetros por hora.
A tendência do veículo com Bagageiro de teto, ou qualquer outro equipamento/acessório no teto do carro, é aumentar o arrasto do carro. Quanto maior a velocidade, maior o arrasto.
Portanto, indicamos que seja respeitada a velocidade enre 110 km e 120 km e, quando necessário, realizar uma ultrapassagem, avançar, mas sempre tentando manter 130 a 140 km, mas não mantenha essas velocidades por muito tempo, retornando à velocidade de 110 a 120 km.
Em algumas situações, o fabricante de bagageiros limita a velocidade máxima no uso.
Peso do carro em viagem
É inevitável que o Bagageiro de Teto acrescente mais peso ao veículo durante a viagem. Portanto, com mais peso, a tendência é que o motor precise de mais potência e, com isso, ocorra o aumento do consumo. Portanto, tente manter uma aceleração mais controlada.
Viagens acima de 500 quilômetros de distância percorrida
Outro detalhe que percebemos é que em viagens mais longas, acima de 500, 1000, até 4000 quilômetros, automaticamente, por serem viagens mais longas e cansativas, o motorista tende a andar mais rápido para chegar mais rápido ao destino. E nos abastecimentos, clientes relatam que tiveram que abastecer além do habitual.
Consumo de combustível utilizando bagageiro de teto
Bagageiro de Teto em Carro Híbrido e Elétrico
Com o aumento de carros elétricos e os já atuais híbridos, achamos importante mencionar também. Clientes que já utilizaram bagageiro de teto nestes veículos não relataram mudança no consumo. Só que no geral, quem dirige este tipo de veículo, acaba dirigindo de forma mais moderada com a ajuda de recursos do próprio veículo, que acaba induzindo o motorista a dirigir de forma mais econômica. Mesmo que esses carros tenham um melhor rendimento urbano e maior consumo na estrada, os clientes relataram que não tiveram mudança no consumo.
Relatos de Clientes Sobre o Consumo de Combustível
Sempre na devolução do Bagageiro de teto, os clientes acabam compartilhando a sua experiência conosco então vamos compartilhar alguns depoimentos de clientes:
Bagageiro de teto Nissan March
- Veículo: Nissan March manual
Quilômetros totais percorrido na viagem: 1700
Tamanho do Bagageiro utilizado: 370 litros
Resumo pelo cliente:
Bagageiro de teto Volkswagen Tiguan Allspace
- Veículo: Volkswagen Tigual allspace
Quilômetros totais percorrido na viagem: 700
Tamanho do Bagageiro utilizado: 450 litros
Resumo pelo cliente: O cliente percebeu uma diferença de 1 km a menos no consumo, ou seja, não percebeu diferença. Foi relatado que na direção, o bagageiro segurou um pouco mais o carro, com isto foi mantida a média de 120 km e no máximo 130 km de velocidade. Foram utilizados 6 lugares sendo que a última fileira de banco do carro foi utilizado somente por uma pessoa
Bagageiro de teto Volkswagen UP TSI
- Veículo: Volkswagem Up TSI manual
Quilômetros totais percorrido na viagem: 500
Tamanho do Bagageiro utilizado: 330 litros
Resumo pelo cliente: O carro na estrada costuma fazer 20 kms por litro. O carro foi carregado com 4 pessoas, bagagem de turistas a viagem no Brasil, ou seja, carro bem carregado. O consumo médio da viagem utilizando o bagageiro de teto foi de 18 km por litro. Uma observação, é que o cliente manteve 110 km, 120 km no máximo durante a viagem, sendo necessário andar um pouco mais rápido durante ultrapassagem mas retornando a velocidade de 110 a 120 km.
Bagageiro de teto Jeep Renegade
- Veículo: Jeep Renegade (Modelo abaixo de 2018)
Quilômetros totais percorrido na viagem: 150
Tamanho do Bagageiro utilizado: 370 litros
Resumo pelo cliente: A viagem foi feita com 2 adultos e duas crianças. Como o porta malas do Renegade varia de 314 a 385 litros, o bagageiro foi necessário para acomodar o restante da bagagem. Como visto em reportagens, o Jeep Renegade, pelo menos nos modelos antigos, não tem boas médias de consumo. A maior parte dos clientes que utilizaram bagageiro não reclamaram do consumo. Mas abaixo temos um relato de um cliente de um Jeep Renegade a Diesel passando a sua experiência.
Bagageiro de teto Jeep Compass
- Veículo: Jeep Compass
Quilômetros totais percorrido na viagem: 300
Tamanho do Bagageiro utilizado: 450 litros
Resumo pelo cliente: A viagem foi feita com 2 adultos, duas crianças e um pet no porta malas, e toda a bagagem foi no Bagageiro de teto ficando o porta malas disponível e o tampão retirado ficando todo o espaço disponível. O cliente informa que teve uma diferença no consumo de 2 km a menos por litro na estrada. A idéia inicial, era deixar o Pet em um canil/Hotel para pets, mas como custo seria maior e queriam levar ele na viagem, então foi procurado a solução do Bagageiro de teto facilitando a viagem. Mais uma observação do cliente, é que em sua próxima viagem, um Bagageiro de teto maior seria uma opção mais confortável.
Bagageiro de teto Jeep Renegade
- Veículo: Jeep Renegade (Modelo abaixo de 2018)
Quilômetros totais percorrido na viagem: 4000
Tamanho do Bagageiro utilizado: 450 litros
Resumo pelo cliente: A viagem foi feita com 5 adultos, porta malas utilizado acima da capacidade e bagageiro de teto totalmente utilizado. Cliente informa que sem o bagageiro a viagem não seria possível. Ele informa também que o consumo de diesel utilizando Bagageiro de teto foi muito grande. A média da velocidade foi de 130 a 150 km.
Bagageiro de teto Ford Ka
- Veículo: Ford Ka Hatch
Quilômetros totais percorrido na viagem: 500
Tamanho do Bagageiro utilizado: 370 litros
Resumo pelo cliente: A viagem foi feita com 2 adultos e duas crianças. Durante o trajeto, a velocidade mantida foi de 110 a 120 km de velocidade com base informado pela VaideBag. O cliente agradeceu muito pela solução pois permitiu que fosse transportado toda a bagagem com todo o conforto e praticidade proposto do Bagageiro de teto. Cliente não observou mudança no consumo de combustível pois sempre procurou manter a velocidade média indicada. Na próxima viagem, já considera utilizar um Bagageiro de teto maior.
Bagageiro de teto Caoa Cherry Tiggo 8Ford Ka
- Veículo: Caoa Cherry Tiggo 8
Quilômetros totais percorrido na viagem: 350
Tamanho do Bagageiro utilizado: 460 litros
Resumo pelo cliente: A viagem foi feita com 7 adultos e bagagem de pequena a média. Cliente compartilhou que por ser um motor mais novo(2023), e com melhor desempenho, não sentiu diferença no consumo. Manteve a velocidade de 110 a 120 km máxima e 130 a 140 em ultrapassagem quando necessário. Não percebeu alteração no modo de dirigir e teve a avaliação final como uma ótima experiência utilizando o Bagageiro de teto.
Como Manter o Melhor Consumo de Combustível com Bagageiro de Teto?
Abaixo, indicamos os pontos necessários a serem observados que vão melhorar o consumo de combustível ao utilizar um Bagageiro de Teto:
- Calibrar os pneus de acordo com o manual (Como o peso do veículo muda em uma viagem, a maioria dos manuais do carro sempre indica uma calibragem a mais para compensar o sobrepeso).
- Velocidade média (Quando a viagem é feita com Bagageiro de Teto, a velocidade máxima indicada pelo fabricante pode variar de 100 km a 130 km no máximo, então sempre indicamos manter a velocidade entre 110 km e 120 km, que é a média em que menos temos reclamações).
- Em locais descampados durante a viagem, a tendência é ter um vento maior, aumentando o arrasto do carro. Nessa situação, o ideal é reduzir a velocidade até perceber que o arrasto diminuiu, e a velocidade indicada pode ser retomada.
- Isso não é uma obrigação, mas com base nos relatos, observamos que os clientes que abasteceram com Álcool reclamaram que, independente do Bagageiro de Teto, parece que o rendimento cai mais que o normal. (Nós da VaideBag acreditamos que, como é um posto de gasolina de estrada, o cliente não volta para reclamar, possibilitando uma maior alteração no combustível. Não é regra, mas pode ocorrer).
Consumo de combustível utilizando bagageiro de teto
Conclusão
Se você chegou ao nosso site pesquisando sobre quanto um bagageiro de teto interfere no consumo de combustível na estrada, é porque precisa de uma ajuda. Agora você pode ter a opção de testar antes de comprar. Entre em contato e saiba mais!