Bagageiro de teto de 600 litros

Neste post, vamos tentar descrever um pouco sobre o bagageiro de 600 litros que é muito procurado para quem está planejando uma viagem.

Percebemos uma procura muito grande para Bagageiro de 600 litros, mas um bagageiro deste tamanho, atende uma viagem?

Ele realmente é funcional?

Um bagageiro de 600 litros comporta tanta bagagem assim?

Geralmente o limite de peso de um rack é de 50 kg, como medir se a bagagem total vai chegar neste limite ou se vai passar?

Nem todo rack de mercado comporta 50 kg de peso.

Com tanto peso no teto do veículo, a condução/direção fica igual ou muda?

Então são muitas questões, dúvidas que talvez não dê para explicar neste post.

Inclusive temos um vídeo no Youtube falando um pouco mais!

Então vamos tentar listar algumas considerações, dúvidas e respostas pois temos muitos detalhes

Exemplo bagageiro Thule Pacific Vaidebag

O bagageiro de 600 litros é bom?

No primeiro momento, o bagageiro de 600 litros parece ser ótimo pois aparentemente, parece caber toda a bagagem mas nem tudo são flores!

Quando olhamos o tamanho de um bagageiro de 600 litros, já imaginamos colocar todo o tipo de bagagem e seguir viagem mas alguns cuidados e regras devem ser seguidas.

Vamos tentar explicar da forma com que instalamos e experiências que tivemos com este tamanho de bagageiro.

A questão principal ao utilizar um Bagageiro de 600 litros, está com a sua capacidade em litros.

Comparando um porta malas de um Jeep Renegade(Que varia de 260 a 320 litros de acordo com o ano), ao ser instalado um Bagageiro de 600 litros, você consegue ter praticamente o dobro de espaço do atual porta malas.

Mas um detalhe que as fabricantes de bagageiro não mencionam é que em um porta malas, a capacidade de peso é maior do que um Bagageiro.

 

Como ter uma idéia do volume de carga?

Por exemplo, um Bagageiro de 290 litros comporta 50KG e um Bagageiro de 600 litros comporta os mesmos 50KG, ou seja, não é porque o Bagageiro tem uma capacidade de litros maior que aguenta mais peso.

Já em Bagageiros de linha Premium como Thule, eles possuem em seu portifólio um Bagageiro modelo Thule Motion Xt 610l ou Bagageiro de Teto Thule Motion XT XXL, comporta até 75KG.

Para finalizar a questão da capacidade total de peso, não podemos esquecer que o próprio Bagageiro pesa. Então tem casos que além dos 50 kg de capacidade total, o bagageiro pode pesar de 5kg chegando até 18 kg

Até aqui, entendemos que um bagageiro grande, não quer dizer que aguenta muito peso.

E o peso do bagageiro em cima do rack/travessa?

Bagageiro Motobul 600 Litros

No geral, existem racks/travessa que suporte de 30kg até 80kg.

O rack é importante que seja respeitado a sua capacidade máxima de peso pois qualquer problema nesta estrutura, o bagageiro pode cair no teto do carro ou até mesmo acabar caindo na estrada em alta velocidade por exemplo.

Os carros que possuem as longarinas de teto longitudinais vazadas ou integradas ao teto, tem a capacidade de transportar de 40 kg chegando até 80 kg(A capacidade de carga, deve ser consultada no manual do veículo).

E para prender o Bagageiro neste modelo de veículo, existem travessas mais baratas que comportam de 40kg chegando até 80kg de peso que são travessas mais caras.

Já os carros que tem o teto liso(Sem estrutura para prender uma travessa) dependendo da marca do rack, ele comporta de 30kg os mais baratos até 50kg os mais caros(Isto é de acordo com a nossa experiência ao longo de nossos atendimentos e manuais dos racks utilizados.

E a altura do do veículo com um bagageiro de teto?

Este é outro detalhe que deve ser observado para não ter contratempo em sua viagem!

Após checar o peso máximo do bagageiro, rack ou travessa, a altura da carga transportada no teto do veículo não pode ultrapassar 50 cm de altura, não pode ser mais largo de as laterais do carro e não pode ultrapassar o comprimento do carro conforme determina o Contran.

Regras contran uso bagageiro de teto

Exemplo do limite de altura, comprimento e largura

No exemplo do Bagageiro de 600 litros com 50 cm de altura, na prática ao instalar no carro com o rack/travessa, ele já passaria os 50 cm de limite pois o rack/travessa aumenta de 2 a 3 cm a mais do teto do carro.

O outro modelo que apresentamos de 610 litros por exemplo, tem 47cm de altura o que resta 3 cm para a instalação do rack/travessa.

Este limite de 50 cm de altura vale para qualquer carro por exemplo, um Honda Fit com bagageiro ou uma Fiat Doblo, a altura do teto não pode passar de 50cm.

Bagageiro Thule XT XXL 610 litros Vaidebag

Cuidados ao utilizar bagageiro em viagem.

É difícil recordar a todo o momento em viagem que você está utilizado um bagageiro de teto para não bater ao entrar em loja, estabelecimentos, shopping, prédio, condomínio e demais locais cujo a entrada seja baixa.

Sempre lembramos o cliente de tomar cuidado ao entrar nestes locais e indicamos que o motorista sempre compartilhe com os demais viajantes sempre observar locais baixo para que não quebre o bagageiro.

E qual os cuidados ao dirigir o carro?

Nos primeiros quilômetros de estrada, sempre falamos para não rodar com uma velocidade superior a 120 km para sentir a direção, frenagem, aceleração, ultrapassagem, cuidado ao do lado de caminhão pois o centro de gravidade do carro muda totalmente com peso no teto.

Dependendo do bagageiro, caso ele seja aerodinâmico, em altas velocidades você não sente tanto o arrasto do carro não afetando tanto o desempenho e consumo.

Outro detalhe é ao frear o carro. Este deve ser um dos pontos mais importantes pois dependendo de qual a intensidade da frenagem e posição do volante, o carro pode acabar perdendo a estabilidade.

Acompanhe os nossos canais:

Instagram: https://instagram.com/vaidebagoficial

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCI0YjGQO4jotcpfkq_FyjWQ

Facebook: https://facebook.com/vaidebag

Contatos: https://vaidebag.com.br/contato-v2/