Bagageiro Maleiro de Teto

Bagageiro Maleiro de teto – Tudo que você precisa saber antes de comprar ou alugar

Bagageiro de teto Thule

Características principais do bagageiro de teto

Antes de definir qual bagageiro de teto comprar ou alugar, é importante entender suas características. Abaixo segue a descrição das mais importantes e o impacto delas na utilização do acessório.

Capacidade – Volume e Carga

A capacidade do bagageiro de teto é medido pelo volume, em litros, e carga, em quilos. Em relação ao volume, os modelos menores iniciam com capacidade de 270 litros e os maiores chegam até 600 litros. Já a capacidade de carga tem pouca variação, ficando entre 40 a 50 quilos.

 

Em tese, quanto maior a capacidade melhor, porém é preciso ficar atento ao fato de que o tamanho influencia no consumo do veículo e na dirigibilidade, o que deve ser levado em conta no momento da escolha.

Formas de abertura Bagageiro

Existem basicamente três formas de abertura: Lateral, Bilateral ou Traseira. A forma Bilateral é a que facilita mais o processo de instalação, carga e descarga do bagageiro, pois o mesmo pode ser feito de qualquer lado com amplo acesso. A pior é a Lateral, pois limita o acesso para instalação carga e descarga a um só lado, o que pode ser um problema a depender de onde e como o carro está estacionado, por exemplo. Já a abertura traseira é o meio termo, visto que dá acesso aos dois lados, de forma não tão ampla como o Bilateral, e ao fundo.
Da esquerda para direita, abertura Bilateral, Traseira e Lateral
Bagageiro de Teto – Abertura Bilateral, Traseira e Lateral

Formas de fixação do Bagageiro de teto

O maleiro de teto é instalado na travessa ou rack do carro através de quatros pontos e são duas as formas de fixação: a mais simples e comum é a que utiliza quatro parafusos em “U” com porcas do tipo “Borboleta”, a vantagem desse sistema é a fácil reposição em caso de perda, ou até mesmo a substituição por um kit maior a fim de adaptar em outros racks ou travessas; a mais sofisticada é conhecida com “Fast Grip”, criada inicialmente pela Thule, mas já utilizada por outros fabricantes, é um sistema mais moderno e prático de utilizar, agilizando bastante o processo de instalação.

A dica mais importante é, independente do tipo de fixação do bagageiro, verificar a compatibilidade dele com a travessa ou rack do seu veículo, tanto em relação a largura e altura de cada barra quanto a distância entre elas, conforme explicado em mais detalhes no artigo Bagageiro de Teto – Norma, Limites e Compatibilidade.
Como instalar o bagageiro de teto

O primeiro passo para a instalação é escolher o local ideal, então procure um local na sombra e lembre que seu carro vai ganhar mais altura, então verifique se depois da instalação você vai poder sair com ele sem bater no teto, arvores ou portão da garagem.

Em seguida instale/ajuste as travessas ou racks de forma que a distância entre as barras coincida com a distância entre os pontos de fixação do bagageiro de teto.

Bagageiro de teto Peugeot 2008 vaidebag Motobul 460

Tente instalar o bagageiro de forma mais centralizado possível, tanto em relação ao alinhamento lateral quanto frente e fundo. Apesar de nem sempre ser possível, esse alinhamento é importante para o equilíbrio de toda estrutura.

Após bem posicionado, prenda o bagageiro com o kit de fixação.

E por fim, antes de acomodar as bagagens, verifique se tudo está devidamente alinhado e apertado, fazendo inclusive alguns testes puxando a travessa ou rack e bagageiro para ter certeza que tudo estar firme.
Como acomodar as bagagens no maleiro de teto

A primeira dica é distribuir as bagagens no maleiro de forma equilibrada a fim que o peso e volume fique bem distribuído, isso é importante para manter o equilíbrio do carro.

A segunda e ultima dica é amarrar as bagagens. Alguns bagageiros de teto disponibilizam pontos para amarração, outros não, mas, sempre que possível, amarre as malas para evitar o deslocamento das bagagens nas curvas, arrancadas e frenagens.
Como dirigir com bagageiro de teto

A carga adicional no teto de um veículo impacta na dirigibilidade. O volume afeta a aerodinâmica gerando possíveis ruídos e um consumo maior de combustível. O peso extra de 30, 40, 50 ou 60 quilos interfere no centro de gravidade, ficando o carro mais sensível a ventos laterais em curvas, freadas e arrancadas . Devido a esses fatores é necessário tomar os seguintes cuidados

Limite de velocidade com Bagageiro de teto

Respeite o limite de velocidade informado pelo fabricante do carro, travessa, rack e bagageiro;

Efeito arrancada e freada

Evite arrancadas e freadas bruscas: devido ao princípio da inercia, esse situação movimenta as bagagens para frente ou para o fundo, forçando toda a estrutura e em casos mais graves pode até o rompimento do bagageiro, como mostrado no vídeo abaixo.

Curvas

Faça as curvas mais devagar: devido a altura e peso do maleiro de teto, o carro vai tender a rodar sobre o eixo longitudinal, podendo perder a estabilidade.
Como guardar o bagageiro de teto

Um dos grandes inconvenientes de se ter um maleiro de teto é encontrar um local ideal para guardá-lo, principalmente para quem mora em apartamento. Recebemos contato de muitas pessoas que compram o Maleiro ou o Bagageiro por uma necessidade de uma viagem, e depois tiveram muita dor de cabeça para guardá-lo, tendo que se desfazer rapidamente e vendendo por um valor muito baixo.

Antes de comprar, analise com cuidado se o bagageiro realmente será utilizado por muitas vezes pois se for usar ele em uma viagem, o mais interessante é alugar o Bagageiro.evitando o transtorno na instalação ou perder dinheiro na revenda.

Porém, se você vai utilizar com grande frequência e tem onde guardar, segue outras dicas:

posição: o maleiro de teto deve ser guardado na posição horizontal, caso contrário a sua estrutura pode ser abalada com empenos.
exposição: apesar da maioria dos maleiros possuir proteção UVA, não se deve guarda-lo exporto ao sol, chuva ou em locais muito quente.
peso: apesar de resistente, não se deve guarda-lo com peso em cima.

Uma dica interessante para que tem garagem coberta é construir ou comprar um Lift, conforme figura abaixo. É uma forma inteligente de armazenar, pois aproveita um espaço disponível, e ajuda também na instalação.